quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DIA DA MULHER

Sorocaba recebe carreta da saúde

Exames preventivos e pequenas cirurgias são alguns dos serviços oferecidos pelo projeto, inédito em Sorocaba

O CIES Móvel (Centro de Integração e Educação de Saúde), mais conhecido como “Carreta da Saúde”, estará em Sorocaba, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mantido pela Associação Beneficente Ebenézer e patrocinado pela Philips Health Care e Olympus Medical, o projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e vem ao município por iniciativa do Projeto ABC (Acão de Bem-Estar e Cidadania), criado pelo vereador Luis Santos, líder do PMN na Câmara Municipal. A Carreta da Saúde já passou por municípios como Santos, Alumínio, Mairinque, Campos do Jordão, São Roque e Guarulhos, realizando mais de 5 mil procedimentos.

A carreta ficará estacionada no Bairro Parque São Bento, ao lado da Guarda Civil Metropolitana, a partir das 7h30, quando serão realizados exames preventivos como mamografia, ultrassonografia, endoscopia, oftalmologia e até pequenas cirurgias. Está previsto o atendimento a 180 pessoas da comunidade já previamente agendadas. Além da Secretaria Municipal de Saúde, participam como parceiros do projeto outros órgaõs da administração municipal, como as secretarias da Cultura, Segurança Comunitária, Obras, Desenvolvimento Econômico, Urbes e SAAE, propiciando o oferecimento de outros serviços às mulheres, como tratamento estético e orientação jurídica, entre outros.

A previsão é que sejam atendidas 180 pessoas da comunidade, previamente agendadas. “A Carreta da Saúde tem como objetivo oferecer às mulheres carentes atendimento médico-preventivo especializado, humanizado e de alta tecnologia, por intermédio de parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, explica o vereador Luis Santos, enfatizando que, devido ao sucesso do projeto em outros municípios, fez questão de reivindicar sua vinda para Sorocaba. O centro médico móvel permite atender até dez especialidades, como gastroenterologia, otorrinolaringologia, urologia, oftalmologia, imaginologia, mastologia, cardiologia, dermatologia, pequenas cirurgias e coleta de exames laboratoriais. A Carreta da Saúde se constitui de um caminhão jamanta, com duas salas e 15 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, totalizando 100 metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário