quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CARRETA DA SAÚDE FEZ 844 ATENDIMENTOS

Carreta da Saúde fez 844 atendimentos

Entre outros atendimentos, também foram distribuidos 1.250 preservativos, no Parque S. Bento, no Dia da Mulher

O Centro de Integração e Educação de Saúde (CIES Móvel), mais conhecido como “Carreta da Saúde”, esteve atendendo aos moradores do Parque São Bento, no domingo, em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Na área da saúde foram feitos os seguintes atendimentos: 52 exames oftalmológicos; 21 endoscopias; 39 mamografias; 35 ultrassonografias; 14 pequenas cirurgias. Aferição de pressão arterial: 303 atendimentos. E 16 casos foram encaminhados ao Pronto Atendimento do Centro de Saúde do Parque São Bento.
Foram prestados 42 serviços de orientação de planejamento familiar e dois casos foram cadastrados para cirurgias definitivas. Biólogas, voluntárias e funcionários do Centro de Saúde daquele bairro realizaram um trabalho de orientação a respeito das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da AIDs a 320 pessoas e distribuíram 1.250 preservativos.
Além desses serviços, aquela população contou com atendimento jurídico desenvolvido por advogadas voluntárias, que orientaram 16 pessoas. Outras 59 mulheres foram beneficiadas por tratamento de estética.


Bem-Estar e Cidadania


O CIES Móvel é mantido pela Associação Beneficente Ebenézer e patrocinado pela Philips Health Care e Olympus Medical, e já passou por municípios como Santos, Alumínio, Mairinque, Campos do Jordão, São Roque e Guarulhos, realizando mais de 5 mil procedimentos.
A vinda dessa “Carreta “ a Sorocaba foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde que a promoveu com base no Projeto ABC (Acão de Bem-Estar e Cidadania), criado pelo vereador Luis Santos, líder do PMN na Câmara Municipal.
Além da Secretaria Municipal de Saúde, participam como parceiros do projeto outros órgaõs da administração municipal, como as secretarias da Cultura, Segurança Comunitária, Obras, Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Administração Urbes e SAAE. “A Carreta da Saúde tem como objetivo oferecer às mulheres carentes atendimento médico-preventivo especializado, humanizado e de alta tecnologia, por intermédio de parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, explica o vereador Luis Santos, enfatizando que, devido ao sucesso do projeto em outros municípios, fez questão de reivindicar a sua vinda para Sorocaba. O centro médico móvel permite atender até dez especialidades, como gastroenterologia, otorrinolaringologia, urologia, oftalmologia, imaginologia, mastologia, cardiologia, dermatologia, pequenas cirurgias e coleta de exames laboratoriais. A Carreta da Saúde se constitui de um caminhão jamanta, com duas salas e 15 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, totalizando 100 metros quadrados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário