quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ATENDIMENTO GRATUITO E ESPECIAL ÀS MULHERES EM SOROCABA

Exames preventivos e pequenas cirurgias realizadas na ‘Carreta da Saúde’

O CIES Móvel – Centro de Integração e Educação de Saúde, mais conhecido como “Carreta da Saúde”, estará no próximo domingo, 08 de março, na cidade de Sorocaba. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher serão realizados exames preventivos como mamografia, ultrassonografia, endoscopia e até pequenas cirurgias.
O projeto já passou por cidades como Santos, Alumínio, Mairinque, Campos do Jordão, São Roque e Guarulhos realizando mais de 5 mil procedimentos.
A ação é uma parceria entre a Associação Ebenezer e a Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba que visa atender a demanda reprimida da região.
Serão atendidas 180 pessoas da comunidade já previamente agendadas. A carreta ficará estacionada no Bairro Parque São Bento, ao lado da Guarda Civil Metropolitana.
Patrocinado pela gigante Philips Health Care e Olympus Medical, o projeto tem como objetivo levar à comunidade o atendimento médico-preventivo especializado, humanizado e de alta tecnologia com participação efetiva de órgãos governamentais locais, de empresários e da própria população, sendo fundamentado na tríade TRATAR, EDUCAR e PREVEVIR.

CIES Móvel
O centro médico móvel avançado, conhecido como Carreta da Saúde, possui estrutura tecnológica e flexível que permite atender até dez especialidades. Gastroenterologia (endoscopia digestiva alta, colonoscopia e retossigmoidoscopia flexível); Otorrinolaringologia (nasovideolaringoscopia); Urologia (consultas, uretroscopia e pequenas cirurgias); Oftalmologia (consulta gonioscopia, tonometria, fundo de olho e mapeamento de retina); Imaginologia (ultrassonografia de superfície e endocavitária); Mastologia (mamografia); Cardiologia (eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico); Dermatologia (consulta com ênfase de prevenção de melanoma); Pequenas cirurgias (consulta e pequenas cirurgias); Coleta de exames laboratoriais.
O caminhão ‘jamanta’, projetado pela Truckvan conta com duas salas de extensão nas laterais, a unidade de 15 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, chega a 100 m2 no total, faz parte do projeto Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) e tem como objetivo disponibilizar a população carente, exames médicos de baixa e média complexidade, reprimindo a demanda do SUS.

Sobre o Projeto CIES
A Associação Beneficente Ebenézer desenvolveu um projeto inovador de modelo auto-sustentável de saúde integrada à educação, destinado à população com participação de todos os setores da sociedade: governo, empresários e a própria comunidade atendida (parceria público-privada), denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Para isto, um dos fundadores desta Associação, o médico Roberto Kikawa idealizou um centro médico móvel avançado e tecnológico adaptado a uma carreta, cuja construção só foi possível com apoio da iniciativa privada composta por um grupo de profissionais liberais (engenheiros, advogado, contadores, médicos) e pequenos empresários aliados a Olympus, Philips, Engemet e Truckvan.

Serviço:
CIES – Centro de Integração Educação e Saúde
Quando: 08/03 - domingo
Hora: das 7h30 às 17h30
Onde: Bairro Parque São Bento entre as Av. Gualberto Moreira com a Vinicius de Moraes – ao lado da Guarda Civil Metropolitana

Nenhum comentário:

Postar um comentário