quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comissão de vereadores visita unidades de saúde para analisar medidas contra gripe suína

Os membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sorocaba visitaram três unidades de saúde do município nesta quarta-feira, 26, com o objetivo de averiguar se estão sendo adotadas medidas adequadas de prevenção contra a gripe suína. A exemplo das visitas realizadas nas unidades escolares, na semana passada, as visitas às unidades de saúde também foram surpresa para direção e funcionários dos das Unidades de Saúde.
Presidida pelo vereador Luis Santos (PMN), a Comissão de Saúde é integrada pelos vereadores Geraldo Reis (PV) e João Donizeti (PSDB).
A comissão percorreu três unidades de saúde da rede municipal. A visita surpresa foi feita na Unidade Pré-hospitalar (UPH) Zona Oeste, Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte e o Centro de Saúde do bairro Laranjeiras.
A Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste é o Centro de referência para os pacientes com sintomas da nova gripe. Acompanhado pela Assessora técnica, Maria Luiza Hatem e pelo Coordenador de Urgência e Emergência, Vagner Guerreiro, a comissão de vereadores, encontraram três pessoas em observação, em um espaço destinado para casos suspeitos da gripe.
Segundo Vagner Guerreiro, os pacientes ficam no máximo 06h na unidade em uma sala de isolamento até que os resultados dos exames fiquem prontos, os casos considerados sem gravidade são medicados e o paciente é orientado a retornar para residência. Questionado pelo vereador Geraldo Reis (PV), porque o tratamento deve ser feito na residência e não na própria Unidade de Saúde, o coordenador argumentou que, essa providência visa evitar uma infecção hospitalar em razão da debilidade do paciente.
Em todas as unidades visitadas, diante do menor sinal de que o paciente possa estar com gripe, às atendentes são orientadas a encaminhar para um local reservado e o atendimento é feito com urgência. “As unidades também tinham álcool em pontos estratégicos adotando as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades sanitárias, porém a comissão constatou que, pontos a serem melhorados, como mais cartazes nos locais, folder para serem entregues no próprio atendimento, ou seja, falta material de informação “enfatizou Luis Santos”
O vereador questionou o Diretor do UPH Zona Norte, Lineu Maldonado, o fato da sala de isolamento ter banheiros com ventilação forçada, via exaustor, e sem janelas.
Em todas as unidades a comissão conversou com os pacientes, avaliando o grau de conhecimento, quanto às medidas de prevenção contra a gripe.
O responsável pelo Centro de Saúde Laranjeiras, não estava no momento, sendo a comissão acompanhada por uma enfermeira que estava de plantão. A mesma informou que, todos os casos suspeitos são encaminhados diretamente para o Centro de Referência da UPH Zona Oeste.






Nenhum comentário:

Postar um comentário